top of page
Postagem do Facebook px-.jpeg

ZONA SUL

Por Bruna Ferrão, Milena Campos e Raissa Auxiliadora

 

Revisão por Raissa Auxiliadora

 

A Zona Sul do município da cidade de São Paulo é uma divisão administrativa que abrange as Subprefeituras da Capela do Socorro, de Campo Limpo, de Cidade Ademar, de Parelheiros, e do M'Boi Mirim. Possui uma população de acordo com o os dados do ano de 2008 cerca de 2.252.079 habitantes e uma área de aproximadamente 607 km². As subprefeituras que integram a Zona Centro-Sul são: a de Santo Amaro, Vila Mariana e Jabaquara, somados a seus distritos. Contendo também a Subprefeitura do Ipiranga e os distritos do Morumbi e do Itaim Bibi. Nessa região, segundo o site da Secretaria de Cultura de São Paulo, são mais de quarenta espaços culturais, entre bibliotecas, casas históricas, casas de cultura, teatros e acervo de memória. A equipe da NewGen visitou dois espaços culturais na região da Zona Sul: o Teatro Paulo Eiró e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro Caio Egydio de Souza Aranha.

O Teatro Paulo Eiró está situado próximo da estação de metrô Alto da Boa Vista, linha roxa, e do ponto de ônibus que passa tanto pela Adolfo Pinheiro (onde fica o teatro) quanto pela Santo Amaro (via paralela). O bairro em que o teatro está localizado é tranquilo e fica próximo de outras referências, como o restaurante Borba Gato, o Hospital Next Santo Amaro e o Largo 13 de Maio.

 

A peça que estava em cartaz no dia, era a “Cocô de passarinho”, apresentada pela Cia Noz de Teatro. Conta a história de uma vizinhança que se encontrava todos os dias na praça - problemas com passarinhos que faziam cocô em suas cabeças. Um dia o florista foi à praça e os pássaros comeram as sementes do seu vaso e depois disso, tudo floresceu, e assim a vida de todos mudou para melhor.

 

TEATRO PAULO EIRÓ

Tarsi.jpg

Foto: Tarsiane Santos/Agência NewGen

Acompanhe nas redes

  • Instagram
  • Facebook
Tarsi (1).jpg

Foto: Tarsiane Santos/Agência NewGen

CENTRO DE CULTURAS NEGRAS

A segunda visita realizada na região da Zona Sul foi ao complexo cultural situado na Rua Arsênio Tavolieri, número 45, no bairro do Jabaquara. No local de 110m² arborizado é possível ter acesso a três temáticas culturais distintas: o Centro de Culturas negras - Mãe Sylvia de Oxalá,  a Biblioteca Paulo Duarte e uma unidade do Museu da Cidade de São Paulo: a Casa Histórica do Sítio da Ressaca. No entanto, no período da nossa visita apenas o Centro de Culturas Negras estava aberto, funcionando e com muitas pessoas aproveitando o espaço. Logo na entrada do ambiente do Centro Cultural havia uma exposição do artista plástico Alex King, que apresentava quadros de personalidades femininas negras. No andar superior há um local com mesas para estudo e encontros e a Biblioteca Paulo Duarte. O espaço aberto é bem arborizado e logo na entrada haviam peças artísticas construídas a partir de material reciclável e descarte de eletrônicos.

 

O ambiente ao ar livre é  excelente para famílias, casais ou grupos de amigos e foi exatamente isso que observamos durante a visita: o local sendo aproveitado das mais variadas formas pelos frequentadores. Havia o ensaio do grupo de maracatu Mucambos de Raiz Nagô e, diante da batida contagiante, crianças, que antes brincavam de jogar bola, começaram a dançar, adultos cantavam e alguns, mais tímidos, apenas admiravam.

 

Quanto à acessibilidade, o espaço conta com piso tátil, mas não observamos rampas para os banheiros e as rampas externas contam com pequenos degraus em seu decorrer. O Centro Cultural ainda estava recepcionando o evento Troféu Periferia Brasil, projeto que visa valorizar iniciativas culturais e sociais vindas das periferias do país.

Ambos os lugares são boas escolhas de espaços culturais que devem ser visitados e ganhar maior visibilidade. O Teatro Paulo Eiró recebe diversos grupos teatrais e também ensaios e concertos da Orquestra Filarmônica de Santo Amaro. O Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá possui um excelente espaço aberto às mais diversas manifestações relacionadas à cultura brasileira, como shows, oficinas, palestras, exposições, além de oferecer a todos da região um local acolhedor e agradável para todos os públicos.

IMG_20211204_170847.jpg

Foto: Raissa Auxiliadora/Agência Newgen

IMG_20211204_171002.jpg

Foto: Raissa Auxiliadora/Agência Newgen

Vídeo: Raissa Auxiliadora/Agência Newgen

Mucambos de Raíz Nagô em homenagem ao aniversário das Nações

Acompanhe nas redes

  • Instagram
  • Facebook
Adam.jfif

ZONA NORTE

Tarsi (1).jpg

ZONA LESTE

photo1636939239 (6).jpeg

ZONA OESTE

bottom of page